O acusado seria o responsável por assassinar Carlos Gomes da Silva, 24 anos, na praia do Amor, em Outeiro. Ele já responde a outros seis processos, sendo cinco por homicídio e um por concussão, que é a extorsão praticada por servidor público. Na casa do ex-sargento foram apreendidas ainda várias placas de veículos, uma grande quantidade de munição e um revólver.
Segundo a polícia, Gerson Vitoriano está recolhido à disposição da Justiça no presídio Coronel Anastácio das Neves, no Complexo Penitenciário de Santa Isabel do Pará. Ao ser preso, ele estava com mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. Ele foi expulso da corporação após conclusão de processo administrativo por ter assassinado a tiros um preso que estava algemado.
De acordo com a polícia, ele é apontado como um dos principais responsáveis por execuções nos distritos de Outeiro e Icoaraci, em Belém. O delegado Guilherme Macedo afirma que, após a prisão do acusado, mais seis denúncias de outros crimes praticados por ele foram recebidas pela Divisão de Homicídios, e outros dois inquéritos policiais foram instaurados para apurar os crimes.