Educadores da Escola e a Semec participaram da reunião
Mais uma escola municipal foi visitada, na manhã desta quinta-feira, 30,pelo projeto “Minha Escoal Meu Refúgio”, de iniciativa da juíza Mônica Maciel Soares Fonseca, titular da Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes da Capital. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Nonato Lima, localizada no bairro do Jurunas, reuniu pais e professores para conhecer o projeto voltado à prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes.
Compareceram à escola as técnicas da Secretaria Municipal de Educação Wilma Ribeiro, Norma Moreira e Mônica Brito que se manifestaram para agradecer a parceria com a Justiça.
O promotor de justiça José Haroldo Mattos e a equipe multidisciplinar da vara também participaram da ação, cujo objetivo é levar informações aos educadores, pais e responsáveis dos alunos sobre como identificar situação de violência e abusos envolvendo crianças e adolescentes. Na escola, cerca de 70 pais ou responsáveis participaram da reunião. O principal questionamento foi sobre o que fazer quando ocorrer situação de indícios.
A juíza Monica Maciel considerou a receptividade dos educadores “muito boa”, e pelos relatos apresentados avaliou que os educadores estão atentos às mudanças no comportamento das crianças e acompanhando cada caso. A magistrada considerou que só com auxílio de professores e diretores será possível implantar medidas de prevenção identificando os sinais de violência para que sejam tomadas as medidas legais necessárias.